Por que me tornar um MEI?

A cada dia que se passa, o numero de pequenos empreendedores vai crescendo. As oportunidades de negócio vão surgindo e as pessoas estão vendo que não precisam de um chefe para se ter um trabalho.

Muitas das pessoas que empreendem em pequenos negócios não tem medo de abrir um CNPJ, por causa dos impostos e das obrigações que tem com a Receita Federal e etc…

Mas estas pessoas não tem mais que ter medo da burocracia de se ter um CNPJ ou dos altos impostos que todos reclamam, com o MEI – Microempreendedor Individual, um simples cadastro na internet e você já tem o seu CNPJ e depois uma ida á prefeitura da tua cidade e pronto, já esta tudo certo para você trabalhar.

Mas por que fazer abrir um MEI?

Para um empresário ter um CNPJ aberto e regularizado é excelente, pois abre muitos mercados para ele, como a venda para outras empresas maiores, por causa da emissão de nota fiscal, o empreendedor por participar de licitações e começar a vender para as prefeituras da região, e também o acesso a financiamentos e empréstimos bancários de uma maneira facilitada e com um juros mais acessível.

Mas alem destes benefícios, o MEI também tem:

  • Benefícios previdenciários, como aposentadoria com idade, aposentadoria com invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxilio-reclusão;
  • Dispensa de escrituração fiscal e contábil, assim você não precisa de um contador para poder fazer as tuas declarações;
  • A não obrigatoriedade de emissão de nota para pessoas físicas.;
  • Alvará provisório por 6 meses;
  • Por de até um empregado.

 

Mas e quais as minhas obrigações como MEI?

  • O meu tem um imposto que deve ser pago mensalmente através do DAS, onde já esta incluído todos os impostos, que dá o valor de R$ 52,85.
  • Não pode ultrapassar o valor de R$ 60.000,00 de Receita Bruta;
  • Entregar a declaração Anual – DASN SIMEI- até dia 31 de Março de cada ano, mas não se assuste você consegue fazer isso sozinho.

 

 

Viu como o MEI é simples? Então porque ficar na informalidade?

 

Para mais informações procure a Sala do Empreendedor de sua cidade!

 

 

 

Pedro Rosa Domingues Santos

Deixe uma resposta